Crônicas

gallery/projeto
gallery/escritor tony casanova projeto roda cultural

Tony Casanova

Escritor e Autor Brasileiro Administrador do Projeto Roda Cultural.

Estamos no Blogs Brasil

Crônica | Por que Burro é Burro?

Por: Tony Casanova 

gallery/burros-pasto-cerca-animais

- Por estes dias andei me fazendo esta pergunta: Por que será que burro é burro? Quando penso nas qualidades que o homem deu a tantos animais, como o cão; o melhor amigo do homem, o leão, o rei das selvas, a formiga, vista como animal trabalhador, os macacos são inteligentes, enfim, por que tanta discriminação com o pobre do burro? Será que já não lhe basta ter que carregar pesos, levar açoitada no lombo, sopapos e outras cositas más, ainda tem que servir de exemplo de adjetivo para quem não sabe ler?

- Conta a história Bíblica que Jesus foi conduzido no lombo de um burro, que aliás naquela época já era chamado de burro, mas por que? Apesar do bicho ser trabalhador (exceto quando empaca), o burro é usado como adjetivo daqueles preguiçosos que não querem nada com a leitura. E se os burros soubessem ler? Aposto que ainda assim seriam burros, ou seja, é uma maldição. O bichinho pode fazer o que for, será burro até que se torne um burro morto.

- É uma sina, praga de sogra. Só pode, porque os burros de burros mesmo não tem nada! E olha que até que são bonitinhos, quer dizer alguns, porque tem certos burros feios que só a miséria, mas no fim das contas, eles sim, deveriam ser os melhores amigos do homem. Que cachorro que nada, os burros são os caras e estão podendo. Só quem nasce burro sabe o que é ser burro de verdade e olha que ser burro não é para qualquer um.